Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Besouros

Hoje como dito é o dia da semana que falarei de insetos, o inseto sera o besouro. Besouro ou escaravelho, pertencem a ordem Caloptera, os besouros tem duas asas anteriores rígidas, que servem como estojo paras as asas posteriores, que são delicadas e membranosas.
A ordem Caloptera tem a maior quantidade de espécies dentre os seres vivos, tendo cerca de 350 mil espécies.
O exoesqueleto do besouro ou escaravelho tem tem numerosas camadas de placas de quitina, chamadas de escleritos, separadas por surutas. Como muitos animais o corpo do besouro e dividido em: tórax,cabeça e abdômen.
abaixo você vera algumas espécies de besouros:
Besouro venenoso
Mede de 1 a 2 cm, vive no sul e no centro da Europa, Sibéria e America do Norte, aparece na Europa no verão, a fêmea desova perto das abelhas, por que quando os filhotes nascem, sofrem uma alteração, viram larvas e começam a se alimentar dos filhotes das abelhas.
São considerados a espécie de besouro mais venenosa de todas, porque exalam um cheiro forte e soltam um veneno que queima a pele.
Besouro tigre 
Besouro-tigre (Cicindela campestris)
Mede 2 cm, a larva de besouro tigre  fica alojada esperando sua presa,ela se esconde na areia a espera de insetos grandes descuidados. Quando pega sua presa, ela faz com que sua presa caia no buraco, ela afasta a areia do pé de sua vítima que vai lentamente caindo para sua boca. O besouro tigre quando adulto e feroz como uma larva, tem um par de mandíbulas entrecruzadas em forma de foice e voando rápido se alimenta de outros insetos.
Besouro-do-esterco
Mede 4 cm e tem 4 pares de patas, voa pesado e fazendo muito barulho, ele tem a característica de rolar bolas de fezes de animais, após preparar a bola de fezes  leva ela até um buraco onde possa se alimentar dela, eles chegam a brigar pela bola de excremento, para se reproduzir a fêmea bota os ovos em uma bola de excremento em forma de pêra que faz com o macho.
Besouro bombardeiro
Este besouro vive na superfície da terra e passa grande parte do tempo se escondendo em raízes se árvores e em pedras, mede 1 cm, é um animal carnívoro e gosta de se alimentar de insetos com corpo mole. Seu nome Bombardeiro e dado pelo fato de ele lançar um jato de um líquido do abdômen que na pele humana só causa uma leve ardência.
Besouro gigante
Foto de Besouro Gigante
Esse é o maior besouro do mundo, o maior inseto do mundo é também o maior invertebrado voador do mundo. É natural da Floresta Amazônica, se alimenta de material orgânico em decomposição, e mede 22 cm de comprimento, na fase adulta fica maior que a mão de m homem adulto, e pesar cerca de 70 gramas (gordinho kkk).

Gostou?comente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário